Eu na minha humilde opinião achei o texto de uma complexidade alta, e por isso não me sinto tão confortável em tentar explicar, exatamente como o autor quis passar, todas as informações contidas no texto, porém tentarei explicar da forma que eu entendi o que li no texto.
O autor começa o texto dando uma definição de luto, um período de grande tristeza demonstrada por uma pessoa ou um grupo, pela perda de algo que era de extrema importância para tais indivíduos, seja tão coisa um ideal, uma pátria ou até mesmo um indivíduo, isto dito com minhas palavras. E diferencia o processo melancólico, do luto, mostrando que ambos são muito parecidos, porém que a melancolia possui um período de existência muito maior, e que a melancolia além de ser gradativa, não concerne ao mundo e sim à própria pessoa que a possui, ou seja, em palavras rasas, para quem sofre de uma perda, o mundo durante o período de tristeza perde sua cor, enquanto na melancolia a própria pessoa é sem cor, ela se sente desencaixada do resto do mundo, o mundo por ela se sentir "ruim" não lhe gera mais interesse. Esses sentimentos não passam com o tempo, enquanto os que estão presentes no luto desaparecem com o passar do tempo, e a atenção do indivíduo é focada em outros problemas que lhe são importantes.
Sinto que é tudo que eu consigo afirmar e explicar sem haver um engano de minha parte, sobre o que concerne às informações do texto, foi muito breve porém acho que foi de certa forma interessante deixar um post pequeno publicado para que seja mais interessante ao leitor o texto por inteiro, pois este é um autor que como nos foi dito em sala pode ser lido da forma que o próprio leitor queira entender.
o texto pode ser encontrado no seguinte link: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnx1bmJwc3l0dXJtYWt8Z3g6MWU2OTgwZWJhOGJiOTg0Nw
Sobre o assunto melancolia, existe um filme do diretor Lars Von Trier, chamado também melancolia, no qual o sentimento de melancolia é explicito em várias formas, e vale a pena conferir apesar de ser um filme muito polêmico e que de certa forma não é para todos os públicos, segue o trailer do filme:
Nenhum comentário:
Postar um comentário