quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Uma Abordagem Diferente Sobre Introversão e Extroversão

Estou postando na ordem errada, mas senti que havia necessidade de relatar no blog este texto visto que o anterior se tratava do mesmo assunto, e poderia ser mais aprofundado. O texto desse post é o 13 de nossa lista, e trata também sobre introversão e extroversão, porém dessa vez mostrando ainda mais a ideia de que a introversão é algo não apenas natural mas que deve ser mais valorizada, e menos criticada. Seguirei com minhas opiniões sobre o que concerne o texto, e assim aproveitando  as deixas para usa-lo para exemplificar meus pensamentos.
Sobre introversão e extroversão já percebemos que ambas são mal compreendidas, e que apesar de nossa sociedade aparentar estar mais composta por pessoas extrovertidas as pessoas apenas mascaram suas verdadeiras personalidades introvertidas, como é citado no texto.Vemos no texto uma grande lista de coisas que não existiriam hoje se pessoas introvertidas não fossem tão relevantes quanto as extrovertidas, e não é uma lista pequena, dentre elas temos a teoria da gravidade, da relatividade, grandes obras literárias, e até mesmo empresas que tiveram suas conjunturas extremamente influenciadas por pessoas que não se expressavam bem, ou eram tímidas e isoladas, como é o exemplo da Apple, que teve seus primeiros computadores projetados por Steve Wozniak um dos fundadores da empresa.
A lista de pessoas influentes que são introvertidas, marca nossa história até os dias de hoje, fico impressionado como apenas o ato de se sentar numa cadeira que não era marcada para pessoas da sua etnia levou com que uma mulher, que não estava planejando, de início, lutar contra a opressão, mas apenas ter a liberdade equivalente a das demais pessoas e poder se sentar onde quisesse num ônibus, virasse uma das maiores ativistas contra o preconceito racial, e fez com que milhares  de pessoas nos Estados Unidos fossem influenciadas a protestar e reivindicar seus direitos.
É interessante que o texto aborda até conceitos errôneos sobre os ambientes que podem despertar melhor a criatividade, a sociedade em geral assemelha ambientes com interatividade social com maior probabilidade de inovação, sendo que na verdade nem todas as pessoas que estão lá presentes seriam extrovertidas e se desenvolveriam melhor em conjunto com seus colegas, mas estariam muito melhor criando sozinhas em seus porões ou quartos isolados, onde poderiam abrir suas mentes para seu próprio mundo e assim por consequência resolvendo problemas ou criando coisas úteis para várias outras pessoas que partilham das mesma situações, esse é o caso do já citado engenheiro responsável pelos primeiros computadores da Apple.
Podemos reparar que muitas vezes taxamos pessoas que vivem sozinhas de "quadradas" e sem imaginação, mas quando examinamos mais de perto podemos perceber que tais pessoas introvertidas são tão criativas que conseguem criar seus próprios mundos e se abstraírem da realidade que as cerca, sem precisar de outras pessoas para instigarem essa parte de suas imaginações, no texto sita estudos que comprovam que isso é um fato, pois essas pessoas acabam se desenvolvendo de forma independente e ao mesmo tempo útil socialmente.
Não que na minha opinião introvertidos sejam mais criativos há casos de criatividade em ambas personalidades.
Em geral era isso que tinha para acrescentar sobre o assunto, este será o penúltimo post do blog então o fim nos aguarda, digo isso no bom sentido! Deixo-os com mais um vídeo interessante sobre criatividade e extroversão, visto que focamos muito na introversão, para exemplificar que não apenas introvertidos se desenvolvem criativamente:
Todos os textos podem ser encontrados no seguinte link: https://sites.google.com/site/unbpsyturmak/

Nenhum comentário:

Postar um comentário