Continuamos com a sequencia de nossos textos apresentando o texto 6, que se trata do "fracasso do aprendizado".
Neste texto o autor nos apresenta 3 tipos de fracasso escolar, o fracasso por meio de exclusão social, o fracasso físico(no sentido de saúde, e alimentação), e o fracasso do próprio sistema escolar. Fracassar na escola não significa que um indivíduo seja menos capacitado, ou menos desenvolvido, e isso é evidente no sistema de educação pública que possuímos visto que, apesar de todos os defeitos presentes nesse, são formadas pessoas de sucesso. O fato de que uma criança não vive no mesmo contexto no qual a instituição escolar quer ensina-la, é mostrado, no texto,como um dos maiores problemas para se obter sucesso acadêmico. A criança é obrigada a aprender formas e sistemas que não serão úteis para o uso cotidiano, e assim elas sentem que tal ensino é inútil e acabam, por conta deste sentimento, abandonando suas instituições de ensino.

No texto como o tipo abandono escolar mais focado é o fracasso pelo próprio sistema adotado no país, é necessário contextualizar o leitor de que, apesar de o sistema funcionar para certo tipo de pessoa, este sistema não funciona para todas, é compreensível que o sistema implantado seja generalizado para que todos os alunos possam, de certa forma, aprender informações que são consideradas úteis para a ingressão em uma universidade ou faculdade, porém para muitos casos essa não é a solução de aprendizado ideal. Todas as pessoas aprendem sobre qualquer assunto, ou informação, de forma melhor se estas ideias forem trazidas para o seu contexto cotidiano, então é claro que um sistema generalizado parecerá inútil aos olhos de uma alguém que não pretende usar as informações aprendidas nas formas que foram ensinadas. Essa falta de contextualização é tida por mim, assim como no texto, como uma das maiores causas da evasão escolar, muitas pessoas apesar de não serem instruídas academicamente acabam vitoriosas em suas vidas financeiras e sociais, pois aprendem a usar as informações em situações de seu cotidiano da forma que lhes convém, e que não é a mesma que uma instituição tentaria ensinar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário