segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Comportamento Social.

Caros leitores venho trazer para vocês uma resenha e minha interpretação do primeiro texto lido em sala, com o tema de Comportamento na sociedade.

Como as pessoas se reconhecem e relacionam em seu cotidiano? Cada pessoa espera, de outra, um comportamento diferente?
O texto lido mostra que todas as relações dos seres humanos, em sociedade, giram em torno de expectativas e definições concebidas em um consenso geral. Assim que reparamos que um indivíduo possui certas qualidades tentamos de certa forma classificar, ou melhor enquadrar, tal sujeito num grupo ou classe de pessoas com as mesmas ou a mesma característica, nem sempre discriminando, mas apenas generalizando todos esses indivíduos como iguais.  
É interessante um dos assuntos comentados pelo autor, que se trata de como reagimos ao sermos expostos à avaliação dos outros indivíduos, pois quando nós avaliamos uma pessoa por seu comportamento, acabamos por julga-las por suas atitudes, erros e acertos, porém quando as ações são nossas as pessoas também tendem a nos analisar por meio delas. O que nos faz pensar sobre nossas próprias avaliações psicológicas, o autor considera um fator muito rotineiro nas auto-análises, nós tendemos a criticar em outras pessoas erros, como se fossem culpa delas somente, enquanto nossos erros são fruto de fatores externos, que não nossas características "comigo foi azar". 

O texto também aborda a área de mudança comportamental, demonstrando que somos todos cercados pela influência social, um tenta sempre mudar o comportamento de outro, para condizer mais com seus próprios interesses. A sociedade tenta exercer suas várias formas de influencia para atingir uma mudança comportamental, o que pode ser atingido, se o poder, ou a forma de influência for efetiva. O autor cita vários poderes de influência eficazes usados no cotidiano, como o uso do afeto para conseguir persuadir alguém, ou o fato de alguém ter mais conhecimento do que os outros sendo mais influente, ou a eleição de um representante que gera obediência dos demais, ou até mesmo informar os reais motivos para os quais uma mudança de comportamento é exigida. De certa forma o texto nos faz refletir como a sociedade ao mesmo tempo que é abrangente com vários tipos diferentes e complexos de pessoas acaba englobando, e classificando vários grupos de indivíduos de forma conjunta, e não individual, mas que isso é natural do ser humano e não necessariamente seja algo prejudicial. 

O texto pode ser encontrado no site:
https://sites.google.com/site/unbpsyturmak/

Até a próxima postagem. João Gustavo Silveira Furtado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário